5 dicas para se proteger dos golpes na hora de solicitar um empréstimo

Ficar atento e seguir algumas medidas preventivas é o caminho mais indicado para conseguir o empréstimo e evitar os golpistas.

É muito comum as pessoas recorrerem às alternativas de empréstimo muitos fáceis quando necessitam de crédito, principalmente no cenário atual de crise econômica devido ao novo coronavírus. Porém, é importante destacar o grande número de golpes e fraudes disponíveis e que podem trazer diversos problemas para quem está em busca de dinheiro.

Um exemplo simples é o crescimento da Sociedade de Empréstimo ente Pessoas (SEP) que é a modalidade onde tanto tomador quanto investidor são pessoas físicas. Entretanto, algumas pessoas más intencionadas estão utilizando esse eficiente e importante mecanismo de disponibilização de crédito para aplicar golpes. Por isso, ficar atento e seguir algumas medidas preventivas é o caminho mais indicado para conseguir o empréstimo e evitar os golpistas. Veja algumas dicas:

1 – Conhecer a instituição financeira

O primeiro passo para evitar golpes é conhecer a instituição financeira – no caso de empréstimos online são as chamadas fintechs. É importante destacar que apenas as instituições devidamente regulamentadas e autorizadas pelo Banco Central podem atuar online disponibilizando serviços financeiros em geral, como é o caso de um empréstimo. Com isso, pesquisar a respeito da instituição, checar sua autorização pelo Banco Central e o histórico de atuação dela são alguns dos exemplos para saber se ela é segura ou não.

2 – Nunca fazer pagamentos adiantados

A requisição de qualquer quantia no ato do empréstimo, seja por meio de uma alta taxa ou adiantamento de parcelas e, até mesmo, custeio da operação, é uma característica bastante comum entre os golpistas. Tanto as instituições financeiras tradicionais quanto as fintechs não costumam atuar dessa forma, ou seja, solicitando qualquer tipo de quantia para que o tomador consiga o crédito. Os pagamentos de taxas e parcelas referentes aos empréstimos sempre são feitos após a confirmação da operação, o que ocorre geralmente no mês seguinte à solicitação.

3 – Desconfiar das ofertas muito atraentes

Outra prática bastante comum entre quadrilhas e golpistas é justamente a oferta de empréstimos com condições de pagamentos extremamente satisfatórias. Nesse caso, as principais características são taxas muito baixas, geralmente algo bastante fora do comum quando comparado ao que é praticado no mercado, além da opção de quitar os custos num prazo enorme de tempo. Além disso, oferecer todas essas condições mesmo a quem possui nome sujo é outro indício de que um golpe estar por vir.

4 – Não compartilhar dados e documentos pessoais com estranhos

É importante não compartilhar dados pessoas e documentos como CPF com pessoas desconhecidas. Esse procedimento só deve ser feito caso haja certeza de que uma instituição financeira confiável faz parte da operação. É comum os golpistas ligarem para a casa das pessoas solicitando esses dados. A forma de se expressar sem formalidade além da falta de transparência para confirmar a identidade são indicativos de que quem está do outro lado da linha está tentando aplicar um golpe.

5 – Ficar atento ao atendimento pelo WhatsApp

O WhatsApp vem sendo bastante utilizado por empresas e instituições financeiras como uma forma a mais de atender os clientes e deixá-los mais próximos da empresa. No entanto, há quadrilhas que criam centrais de atendimento bastante semelhantes e, em muitos casos, idênticas às das empresas. Por isso, é preciso estar atento ao número de atendimento e se ele é o mesmo que consta no site da empresa, por exemplo. Também é essencial conferir se há selo de verificação no perfil em questão.

Bullla

Empréstimo com segurança, confiança e transparência são as diretrizes do Bullla. O Bullla é uma fintech que atua na área de disponibilização de empréstimo entre pessoas físicas. Tudo feito de forma transparente e com a segurança garantida por uma instituição devidamente registrada junto ao Banco Central.

No Bullla o tomador de crédito terá, à sua disposição, a possibilidade de empréstimo rápido, prático e seguro, com os melhores juros do mercado, tudo 100% online pela plataforma. Além disso, não há burocracia, não é preciso sair de casa, agendar horários ou enfrentar filas. Clique aqui e saiba mais.