Atitudes simples para economizar em casa e manter o orçamento em dia

Você sabia que adotando comportamentos e hábitos simples em seu dia a dia é possível economizar um bom dinheiro? Buscar maneiras que ajudem a economizar dentro de casa, cortando despesas desnecessárias, é o caminho certo para quem quer ter uma graninha sobrando no fim do mês.

E como fazer isso? Trouxemos algumas dicas práticas para você:

1. Procure aproveitar ao máximo a luz natural. Abrir cortinas durante o dia ajuda a economizar energia elétrica.

2. Tire os eletrodomésticos da tomada, especialmente aqueles que têm uma luzinha que fica sempre acesa. Sabe por quê? Eles costumam gastar energia mesmo quando você não está usando..

3. Os espaços vazios no freezer fazem o motor trabalhar mais para garantir que os alimentos fiquem congelados. Então, procure mantê-lo com o máximo de alimentos possível. Aliás, dá pra economizar congelando o próprio almoço. Além de permitir uma alimentação saudável, pois você pode escolher bem o que está consumindo, ainda garante dinheirinho no bolso, porque quem come fora de casa pode gastar bem mais que aquela pessoa que prepara sua própria comida.

4. Cancele assinaturas de serviços que não usa ou usa muito pouco. Por exemplo, não faz sentido pagar a mensalidade da academia e ir uma vez no mês.

Outra sugestão: evite serviços com renovação automática, especialmente aqueles não usados com frequência. Isso ajuda a lembrar se ainda vale a pena continuar gastando dinheiro com algo que não está sendo bem usado.

5. Divida a conta das assinaturas. Serviços como Netflix, Deezer e Spotify, que são voltados para o entretenimento, podem ter suas contas divididas. Você pode chamar parentes e amigos, por exemplo, para compartilhar a mensalidade.

6. Depois de lavar suas roupas, aproveite para usar a água da lavagem para limpar o carro, jogar no vaso sanitário ou lavar o quintal. Aliás, essa mesma dica é válida para a água da chuva.

7. E, por falar em economia de água, nada de escovar os dentes com a torneira aberta. Além disso, confira as torneiras da casa e conserte ou troque aquelas que estão com problemas. Isso vale para os banhos demorados… além de poupar o consumo da água, dá para economizar energia também.

8. Móveis antigos podem virar dinheiro extra. Isso mesmo! Aproveite para vender aqueles móveis que não usa mais. Os diversos sites de venda online são boas ferramentas para quem deseja se desapegar.

9. Comprar itens genéricos também é uma ótima maneira de economizar em casa. Aliás, muitas vezes, esses produtos são até melhores que os oferecidos por grandes marcas. Por isso, se quiser guardar um dinheirinho, refaça sua lista de compras trocando e substituindo os itens por marcas mais em conta.

10. Se você gosta de plantas, aproveite para ter uma horta em casa. Com isso, poderá cuidar melhor do bolso e também da saúde, pois poderá evitar alimentos com agrotóxicos. Se você morar em um lugar que tem pouco espaço, a sugestão é criar um jardim vertical que, além de fornecer alimentos, pode ser interessante em termos decorativos.

Bullla

Curtiu as dicas acima, mas anda precisando de uma ajudinha para colocar sua vida financeira em ordem? O Bullla pode ajudar! Em nossa plataforma, você tem acesso ao crédito de forma descomplicada com as taxas mais baixas do mercado.

Clique aqui e saiba mais!