Itens essenciais que não podem faltar no orçamento

Trabalhar na construção de um orçamento financeiro é um dos pontos mais importantes para aproximar você dos seus objetivos.

Tem gente que pensa que seus problemas financeiros serão resolvidos apenas quando ganharem muito dinheiro. Boa parte até aposta na loteria, mas aquilo que é mais importante acabam deixando de lado: o orçamento.

Trabalhar na construção de um orçamento financeiro é um dos pontos mais importantes para aproximar você dos seus objetivos. Assim, preparamos este artigo com algumas considerações sobre itens que devem constar em seu orçamento. Confira e aprenda a se organizar melhor:

Comer fora

Comer fora é um hábito imposto pela correria da vida moderna. Entretanto, esse comportamento pode comprometer seu orçamento, ainda mais quando você não o inclui em suas planilhas de controle. Por isso, além de não esquecer de anotar esse gasto, evite-o (sempre que puder) para economizar dinheiro.

Viagens e lazer

Sem dúvidas, quando o orçamento é bem feito e está sempre atualizado, planejar as coisas fica mais fácil. Veja bem, se você tem suas finanças em dia terá todas as informações de que precisa para realizar seus planos e sonhos, por exemplo, uma viagem.

Por outro lado, não podemos esquecer os gastos de lazer na rotina. Não importa se você costuma sair uma vez na semana ou no mês, sempre anote esses passeios. Dessa maneira, você saberá quando e onde é possível economizar.

Pequenos gastos

Quando falamos sobre orçamento, especialmente o pessoal, é comum perceber que muitas pessoas tendem a não incluir no planejamento os pequenos gastos. Aquelas poucas comprinhas – um gasto na banca de revista, o cafezinho, etc..

Boa parte das pessoas não faz isso por acreditar que esses gastos não terão impacto no final do mês ou no planejamento geral. Porém, isso não é verdade! Então, se o seu objetivo é ter informações sólidas, mesmo que seja apenas um café, o gasto deverá ser incluído.

Contas fixas

Contas fixas são o básico de qualquer orçamento, entretanto, é interessante observar alguns pontos, visando a otimização dos gastos financeiros. Por exemplo, mesmo sendo fixas, algumas contas podem ser revistas para que o valor gasto seja menor. Imagine uma pessoa que mora sozinha e usa algum serviço de streaming contratado no plano família. Não tem sentido, não é mesmo?

Plano de celular, assinaturas de canais, streaming de música e vídeo são apenas algumas contas que podem ser analisadas. Ao fazer isso, você também poderá ter uma visão melhor sobre qual opção é a ideal.

Controle do orçamento

Quando o assunto envolve o orçamento, vale destacar que ele deve ser feito de maneira disciplinada tanto por quem tem família quanto por quem mora sozinho. Claro, de acordo com a situação será preciso fazer algumas adaptações, mas, o ponto mais importante é controlar o orçamento!

Por fim, ao perceber que está gastando mais do que ganha, não hesite em refazer seu orçamento. Aliás, faça comparações frequentes, por exemplo, de mês em mês para considerar onde pode fazer algo para obter ainda mais economia e estabilidade financeira. Você pode usar planilhas em seu computador ou ainda, aproveitar alguns aplicativos gratuitos para celular.

Bullla

Você sabia que ao fazer um empréstimo entre pessoas físicas no Bullla também pode obter uma série de vantagens e benefícios? Essa modalidade de crédito permite as menores taxas do mercado e uma agilidade maior na aprovação. Acesse nosso site e conheça o serviço!