Não perca tempo com o desnecessário

Quem não possui um planejamento financeiro como base, deixando de lado tudo aquilo que é desnecessário e estabelecendo prioridades, dificilmente conseguirá se manter dentro do orçamento. Em outras palavras, se você pensa em ter uma vida financeira saudável, deve aprender a fazer seu dinheiro trabalhar por você, não o contrário! 

Quer aprender como definir metas criando caminhos para ter uma vida financeira mais sólida? Continue a leitura e veja nossas dicas:

Como estabelecer prioridades na vida financeira

As etapas abaixo, apesar de simples, são fundamentais para que você crie metas e objetivos claros. Lembre-se que fazer isso é muito importante, afinal, somente com um caminho bem definido é possível saber onde se pretende chegar!

Veja como fazer:

1- Defina o que é importante para sua vida. Liste tudo, até mesmo as coisas mais bizarras ou aquelas que pensa que nunca poderá realizar;

2- Divida sua lista entre coisas que você pode realizar imediatamente, aquelas que podem demorar um pouco e as que demandam um planejamento maior – longo prazo;

3- Aplique uma estratégia de realização inteligente. Trocando em miúdos: seja realista. É muito importante que suas prioridades sejam claras, mensuráveis, relevantes e oportunas.

4- Tenha um orçamento realista. Você já sabe o que quer para sua vida, agora, falta saber onde poderá economizar ou o que pode ser cortado. A ideia de criar um orçamento é encontrar maneiras de controlar as finanças com uma visão mais ampla.

5- Qualquer que seja o valor economizado, procure depositá-lo em uma conta separada automaticamente. Essa é a sua conta para a realização das prioridades listadas por você. Por exemplo, trocar de carro, reformar a casa, viajar com a família etc.;

6- Acompanhe seu progresso. Se não fizer isso, pode levar mais tempo para descobrir o que está funcionando e o que precisa ser ajeitado.

Há muitos recursos que podem ajudar a gerenciar sua lista de prioridades, cortar o que é desnecessário e fazer um controle mais eficiente. Os aplicativos financeiros que permitem rastrear metas são muito funcionais nesse sentido.

Se você não gosta muito da tecnologia ou prefere coisas mais visuais, não hesite em aplicar métodos menos convencionais, como colar a foto de seu objetivo em sua geladeira. Na verdade, fazer isso é algo muito útil, pois ajuda a lembrar o motivo pelo qual está trabalhando e tentando reorganizar sua vida financeira.

Importância do planejamento

Ter objetivos claros e entender quais são suas prioridades são aspectos que ajudam a mudar a forma como você se relaciona com seu dinheiro. É pelo planejamento financeiro que você vai compreender que cada decisão conta para garantir o seu futuro.

Por exemplo, se você não tem nenhum planejamento, provavelmente, vai achar que um cafezinho por dia não faz diferença. Mas se tivesse uma planilha ou usasse um aplicativo para acompanhar suas finanças, saberia que no final do mês, algumas moedas já resultam em um valor que poderia ser usado para outro fim.

Em resumo, quanto mais compreensão de sua vida financeira você possuir, mais chances de alcançar seus objetivos terá!

Bullla

Você sabia que o empréstimo entre pessoas é uma excelente forma de investir seu dinheiro? Essa modalidade possibilita retornos maiores e, por consequência, mais agilidade para os seus planos. A plataforma Bullla é referência nesse segmento.

Acesse nosso site e saiba mais.