O que é a Sociedade de Empréstimo entre Pessoas?

Uma nova modalidade de crédito que vem ganhando bastante espaço no mercado é a Sociedade de Empréstimo entre Pessoas ou, simplesmente, SEP. Trata-se de uma modalidade de crédito onde a disponibilização do crédito é feita com investidores – que também são pessoas físicas. Além disso, todo o processo é realizado por uma fintech, que são empresas digitais do setor financeiro.

Uma vez que todo o processo – desde a solicitação do crédito até a liberação do dinheiro – é feito de forma online, então o interessado em conseguir um crédito extra estará livre de quaisquer burocracias, algo bastante comum nas instituições financeiras tradicionais. Além disso, a grande quantidade de investidores interessados em disponibilizar dinheiro para gerar crédito resulta em menores taxas de juros e, consequentemente, uma menor taxa de inadimplência, o que também beneficia os investidores.

Como funcionam os empréstimos?

A principal finalidade do empréstimo online entre pessoas físicas é facilitar o acesso ao crédito. Por isso, não é preciso deslocar-se, agendar horários, enfrentar filas ou qualquer coisa do tipo. Basta ter acesso à internet e realizar um cadastro pessoal na fintech com autorização do Banco Central para prestar esse tipo de serviço.

Com o cadastro realizado, o próximo passo será a solicitação do crédito. Algumas informações pessoais serão solicitadas pelo sistema da fintech, de forma a garantir que o tomador do empréstimo terá condições financeiras de arcar com os custos da operação. Com a solicitação aprovada e um investidor interessado em disponibilizar o dinheiro, então, o próximo passo será gerar um contrato digital que será assinado pelas duas partes do processo. Esse contrato é gerado pela fintech, que acompanha toda a operação, desde a solicitação do crédito até a emissão do contrato e a quitação da dívida.

As vantagens da SEP

Os juros e taxas efetivas mais baixos estão entre as principais vantagens da SEP, quando comparado ao que é praticado em instituições financeiras tradicionais, como é o caso dos bancos. Isso é resultado direto do fato de que os valores são disponibilizados por outras pessoas físicas, sendo que a quantidade de investidores interessados na SEP também é grande.

A facilidade e praticidade quanto ao acesso ao empréstimo também merece destaque. Além da comodidade de realizar a solicitação através da tela do computador ou smartphone o tomador ainda pode contar com um sistema bastante prático e transparente que envolve todas as etapas do processo.

O cenário de juros e taxas efetivas menores em relação aos bancos faz com que essas transações apresentem uma menor incidência de inadimplência por parte de quem toma dinheiro emprestado. Dessa forma, as condições de pagamentos serão melhores, garantido que o solicitante arcará com os custos do empréstimo, sem que isso comprometa seu orçamento.

Além disso, altos rendimentos para investidores interessados em disponibilizar crédito é outra vantagem da SEP. E o melhor é que os retornos são mensais, permitindo assim que o dinheiro possa ser reinvestido rapidamente.

Bullla

Se o assunto é empréstimo entre pessoas físicas, então o Bullla não pode deixar de se citado. Ele reúne todas as vantagens de uma empresa digital do setor financeiro: serviços oferecidos de forma prática, rápida e com muita segurança por meio de plataforma própria; serviços, atendimento e suporte online; baixas taxas de juros; além da ausência de toda e qualquer forma de burocracia que possa comprometer os serviços oferecidos.

Ter acesso ao crédito por meio do Bullla é algo bastante simples. Basta o tomador de empréstimo realizar o seu cadastro pessoal pelo site. Uma vez que um poupador interessado em financiar a operação disponibilize o crédito, o Bullla irá notificar o solicitante e um contrato digital será gerado. Pronto! O dinheiro estará na conta, sem burocracia, sem ter que sair de casa, sem filas, tudo muito rápido e com toda a garantia do Bullla para que tomador e investidor estejam satisfeitos no final do processo.