O que está falhando em seu planejamento financeiro?

Planejei, planejei e planejei novamente, mas o resultado é sempre o mesmo: no final do mês, as contas não batem e meu orçamento sempre termina no vermelho!

Você está passando por este tipo de situação?

Então, se a gente disser que isso não é algo tão fora do normal e muitas outras pessoas têm o mesmo problema de não conseguir organizar o próprio dinheiro, você acredita? O pior é que isso é verdade!

É tão importante assim ter um bom controle das próprias finanças?

Sim! Sem planejar os próprios gastos e o dinheiro que entra na sua conta, fica muito difícil ter uma vida tranquila e sem problemas com dívidas ou dinheiro faltando. Fazer um planejamento que contempla todo o seu orçamento é o primeiro passo para conseguir ficar livre do saldo negativo no final do mês. Parece ser difícil, depois de tentar várias vezes, mas saiba que é possível virar o jogo, mesmo que você já esteja pra lá de endividado. Como? Veja mais:

Dicas para um bom planejamento financeiro

A primeira grande dica é que você tem que fazer um mapeamento de toda sua movimentação financeira. O que isso significa na prática? Saber exatamente quanto precisará ser gasto, desde os gastos obrigatórios até aqueles gastos que não são essenciais. Ou seja, você precisa ter em mãos todos os números possíveis, isso inclui tudo que é gasto e tudo que entra na sua conta. Essa é a melhor maneira de identificar quais são os gastos que estão deixando seu saldo no vermelho.

Que tal começar a mudar alguns hábitos do seu perfil de consumo? Você está saindo muito nos finais de semana e gastando mais do que deveria? Então aqui está um dos ralos que sugam seu dinheiro e fazem com que você tenha problemas para fechar no positivo. Faz muitas compras por impulso? Esse é outro problema grave e um dos grandes vilões do orçamento pessoal. Seu perfil de consumo sempre deve estar adaptado ao seu atual estado financeiro. Ou seja: se as contas não estão fechando, chegou a hora de economizar diminuindo as viagens, passeios de final de semana e comprando cada vez menos nas suas lojas preferidas.

Um dos motivos que fazem você falhar durante o planejamento é, sem sombra de dúvidas, a falta de incentivo para continuar economizando e mantendo o orçamento sob controle. Por isso, estabeleça agora mesmo as metas que você quer alcançar daqui algumas semanas, meses ou, até mesmo, anos. Essa é uma ótima forma de se manter motivado quando o assunto é planejamento e mudança de rumos na vida financeira. As metas podem ser qualquer coisa que você desejar – desde um novo eletrodoméstico para sua casa, trocar aquele computador antigo que anda travando muito, comprar um celular novo, fazer a viagem dos sonhos ou, até mesmo, adquirir um carro novo mais confortável.

Quem não gosta de um bom cartão de crédito para fazer compras quando quiser? Mas é preciso ter atenção. E talvez esse seja o seu principal desafio na hora de manter o planejamento.  Não adianta parcelar em 12 vezes e comprometer o orçamento. Por isso, tenha bastante cuidado quando for usar o cartão de crédito, ou vai tudo por água abaixo.

Dá para pagar a compra à vista? Pague à vista! Quanto menos forem os débitos, mais fácil será controlar o orçamento financeiro e manter o planejamento. Uma compra parcelada aqui e outra ali, no final do mês não sobra dinheiro suficiente para arcar com tudo isso.

Bullla

Precisa de um empréstimo para equilibrar o orçamento e manter o planejamento? O Bullla é o melhor lugar para isso! No Bullla você encontra empréstimo online entre pessoas físicas com as taxas de juros mais justas do mercado, serviço 100% online, tudo oferecido de forma prática, eficiente e transparente. Você paga em dia? O Bullla recompensa bons pagadores! No próximo empréstimo você terá direito a uma taxa de juros ainda menor e assim por diante.

Para mais informações acesse www.bullla.com.br.