Por que é importante ser um bom pagador?

São muitas as vantagens de se quitar débitos dentro do prazo.

Manter as contas em dia é uma das principais atitudes a serem tomadas quando o assunto é saúde financeira. Atrasos e lapsos podem ocorrer com qualquer pessoa, até mesmo com as mais organizadas, mas é imprescindível tentar manter o máximo controle das datas de vencimento de todas as dívidas, já que são muitas as vantagens de se quitar débitos dentro do prazo. Sendo assim, preparamos uma lista com alguns motivos pelos quais é importante ser um bom pagador:

1. Não incidência de juros e multa por atraso: pagando as contas em dia, o valor original da dívida é preservado, ou seja, não há o acréscimo de multa nem de taxas de juros, que são penalidades geralmente altas.

2. Aumento do score de crédito: as empresas costumam consultar um tipo de histórico de pagamento que é gerado par auxiliar na decisão de conceder ou não crédito a determinada pessoa. Trata-se de uma espécie de pontuação que mede o risco de inadimplência – quanto mais alto for o score, melhor será a imagem perante o mercado.

3. Minimização de estresse e ansiedade: atrasar e acumular contas somadas aos seus juros e multas não gera implicações somente de ordem prática. É sabido que o descontrole financeiro causa também males de natureza emocional e psicológica, aumentando o estresse e gerando crises de ansiedade, por exemplo, o que pode, consequentemente, ocasionar sintomas físicos. Cuidar da saúde financeira faz parte do cuidado com a saúde mental.

4. Não recebimento de ligações de setores de cobrança: essa vantagem complementa a anterior. Não dar razões para ser cobrado evita o recebimento das famigeradas ligações de setores e empresas especializadas em cobranças, que acabam acontecendo, até mesmo, em horários, dias e locais inoportunos, ainda que esse tipo de comportamento seja proibido por lei.

5. Não envio do nome para os cadastros restritivos de crédito: ter o nome em cadastros restritivos de crédito é algo capaz de causar dores de cabeça que variam de não conseguir crédito até ter a proposta de aluguel de um imóvel recusada.

6. Maiores chances de se reservar valores para investir ou poupar: pagar as contas em dia evita gastos com juros e multa, conforme explicado no item de número um desta lista. Logo, com mais dinheiro em caixa, fica mais fácil destiná-lo, por exemplo, à reserva de emergência (que deve equivaler a pelo menos seis meses do custo de vida) ou a investimentos, gerando patrimônio.

7. Destaque em entrevistas de emprego: desde o ano de 2012 o Tribunal Superior do Trabalho (TST) admite que aqueles que estão recrutando pessoal, seja para o setor público ou para o privado, podem solicitar demonstrativos dos cadastros restritivos de crédito dos que postulam pelas vagas.

8. Maior facilidade para contrair empréstimos: pagando os débitos na data correta, é mais fácil conseguir crédito de todo tipo. Em se tratando de dívida contraída por meio de empréstimo, quando quitada corretamente, acaba sendo um ponto ainda mais positivo para um próximo pedido desta mesma espécie de crédito em todas as instituições financeiras.

O Bullla, Sociedade de Empréstimos entre Pessoas (SEP) autorizada pelo Banco Central do Brasil, é uma plataforma 100% online que facilita as transações financeiras realizadas entre pessoas físicas. Todo o procedimento é rápido, prático e seguro, sem burocracia e com os melhores juros do mercado. No Bullla, o bom pagador, ao arcar com o pagamento de seus empréstimos corretamente, conquista condições ainda melhores dali em diante, como é o caso da diminuição das taxas de juros. Clique aqui e saiba mais.