Por que você não consegue guardar dinheiro?

Em um primeiro momento, pode parecer algo complicado rever as atitudes para adotar novos hábitos que ajudem no processo de guardar dinheiro. Porém, a verdade é que algumas práticas simples já podem trazer excelentes resultados.

Guardar dinheiro é um problema para muitas pessoas, apesar de ser algo muito importante. Entretanto, mais fundamental do que guardar é saber como o dinheiro tem sido gasto. Não raro, a dificuldade de fazer reservas financeiras reside em uma série de hábitos de consumo pouco inteligentes ou nem um pouco eficientes.

Entretanto, é possível mudar a situação. Acompanhe:

Quais hábitos fazem o dinheiro sumir?

Os comportamentos e hábitos que atrapalham o projeto de guardar dinheiro podem ser muito variados. Porém, alguns que são mais recorrentes e precisam ser avaliados com atenção. Veja:

1 – Gastar mais do que ganha: pode-se dizer que esse é um dos problemas mais frequentes. Além disso, a falta de um bom planejamento financeiro pode fazer com que a pessoa se perca em suas finanças.

2 – Comprometer o orçamento futuro: uma consequência direta do tópico anterior. Muitas vezes, a pessoa vai tão além de suas possibilidades que compromete o seu orçamento por meses.

3 – Fazer compras comuns no cartão de crédito: a recomendação é usar cartões de crédito em último caso, especialmente devido as altas taxas e juros cobrados pelos bancos.

4 – Pagar dívida com dívida: usar um cartão de crédito para pagar o outro ou fazer um empréstimo para quitar empréstimos anteriores passa uma sensação de alívio, de que algo está sendo feito. Mas a verdade é que a pessoa não está pagando nada e está acumulando mais dívidas.

5 – Compras por impulso: um dos maiores vilões na vida de quem quer guardar dinheiro, mas nunca consegue. As compras por impulso são aquelas coisas compradas sem nenhum tipo de planejamento. É sair de casa para comprar o leite e voltar com blusas e sapatos novos. Se não foi planejado, é impulso.

Dicas para controlar o orçamento e guardar dinheiro

Em um primeiro momento, pode parecer algo complicado rever as atitudes para adotar novos hábitos que ajudem no processo de guardar dinheiro. Porém, a verdade é que algumas práticas simples já podem trazer excelentes resultados:

  • Antes de fazer qualquer compra é sempre bom fazer uma pesquisa de preços. Muitas vezes, comprando apenas em uma loja a pessoa não sabe onde estão as melhores ofertas.
  • Desenvolver o dom do limite também é muito importante. Por mais forte que seja a vontade de comprar algo novo, é melhor esperar e avaliar calmamente se a compra vai afetar o orçamento.
  • Outra recomendação muito importante para controlar o orçamento é evitar os gatilhos de gastos. Por exemplo, se toda vez que a pessoa vai ao shopping ela gasta mais do que deve, é melhor evitar a ida ao local. Ou se ela tem a tendência de comprar sempre que passa em frente a uma loja, pode decidir por um caminho que desperte menos interesse.
  • Ter um orçamento bem definido é, sem dúvida, a melhor maneira de organizar as coisas para começar a guardar dinheiro. É a partir dessa análise de despesas que será possível ter uma visão mais ampla sobre onde os gastos ocorrem e o que poderá ser feito para economizar.

Bullla

O Bullla é uma plataforma de empréstimos online feita para quem busca por transparência e praticidade. É possível encontrar as melhores opções para quem precisa pagar dívidas, aprimorar os negócios ou investir nos estudos, tudo com as melhores taxas do mercado. No Bullla as parcelas cabem em seu orçamento e o bom pagador ainda pode contar com taxas mais baixas.

Saiba mais aqui.