Precisa emprestar dinheiro? Cuidado com as ciladas

Quando o assunto envolve cuidados com as finanças pessoais é muito comum que o empréstimo seja visto como um ponto problemático. Entretanto, nem tudo é dessa forma, pois em algumas situações, pedir um empréstimo pode ajudar a pessoa a lidar com questões imediatas.

O final de ano tende a ser uma época em que a procura por empréstimos aumenta, pois muitas pessoas querem começar o ano novo sem dívidas ou, ao menos, diminuir um pouco aquelas que possui.

Para quem pretende pedir um empréstimo para passar o início do ano um pouco mais tranquilo é preciso ficar atento a alguns cuidados para evitar dores de cabeça.

Dicas para se planejar para obter um empréstimo e não se endividar

Pesquise as opções

Pesquisar as melhores alternativas não diz respeito apenas ao valor dos juros ou da parcela e, sim, ao custo-benefício relacionado a todos os aspectos. Ou seja, é preciso analisar a forma de pagamento, as taxas de juros, a qualidade do serviço oferecido pela empresa, assim como sua solidez no mercado e até a opinião de outros clientes antes de solicitar o crédito.

Tenha prioridade no pagamento

Um dos maiores problemas para quem pega um empréstimo é o atraso nas parcelas. Muitas pessoas não se planejam para inserir mais um gasto nas despesas mensais. O pagamento das parcelas deve estar no topo das prioridades, junto com contas, como alimentação e aluguel, por exemplo. Somente após pagar o que foi definido como prioridade é que será possível começar a considerar outras coisas.

Atenção aos golpes

Na hora de avaliar e pedir um empréstimo a atenção aos golpes precisa ser redobrada. Muita gente simula empresas e contratos legais, mas no fundo é apenas enganação. Sites e aplicativos de empréstimos sempre devem ser verificados. Ofertas muito boas ou muito fáceis devem ser vistas com cuidado. Para evitar problemas, busque por informações da empresa na internet, se ela tem CNPJ, teste os canais de contato e veja sites de reclamações.

Confira o contrato

Antes de fechar o pedido de empréstimo o contrato deve ter sido lido e relido. Tomar esse cuidado evita que a pessoa tenha alguma surpresa lá na frente. Além disso, informações sobre cancelamentos, taxas, cobranças adicionais e modelo estão nesse documento, logo, precisam ser conferidas com atenção!

Planeje como será o pagamento

Para o sucesso da maior parte dos projetos na vida, o planejamento é um fator essencial. Com os empréstimos não poderia ser diferente. Não importa quanto tempo leve, a solicitação somente deve ser feita após a pessoa ter clara quais são suas obrigações financeiras e como o empréstimo poderá entrar sem que nada seja comprometido.

Uma dica é usar aplicativos de controle financeiro que ajudam o usuário a ter uma perspectiva melhor e mais ampla sobre suas finanças.

Faça seu empréstimo com o Bullla

O Bullla é uma plataforma de empréstimos online entre pessoas físicas. Um de seus principais diferenciais é a rapidez e a segurança com que todo o processo de pedido e aprovação é feito. No Bullla usuário tem acesso a dados transparentes e pode fazer o acompanhamento da solicitação sem nenhuma complicação. Para saber mais clique aqui.