Quais as vantagens da Sociedade de Empréstimos entre Pessoas?

Praticidade e fácil acesso ao crédito são alguns dos pilares dessa modalidade de disponibilização de crédito.

A Sociedade de Empréstimos entre Pessoas, ou simplesmente SEP, é uma modalidade de disponibilização de crédito que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Como o próprio nome já sugere, o crédito – e toda a operação – tem como agentes principais as pessoas físicas. Para garantir que o processo será justo e ambas as partes estarão satisfeitas desde a liberação do empréstimo, passando pela tomada do capital até a quitação da dívida, todo processo é gerenciado por uma fintech.

As fintechs são as startups ligadas às soluções financeiras por meio do uso contínuo de tecnologia. Dessa forma, cabe à fintech conectar o tomador do empréstimo, bem como o investidor interessado em disponibilizar o capital, para que a operação seja realizada. Essa alternativa quanto à tomada de empréstimo tem se mostrado bastante eficiente e está se tornando popular entre aqueles que precisam de uma determinada quantia, seja qual for a finalidade, mas não deseja lidar com burocracia e as altas taxas de juros praticadas em instituições financeiras tradicionais como é o caso dos bancos.

Como funciona o empréstimo entre pessoas?

Praticidade e fácil acesso ao crédito são alguns dos pilares dessa modalidade de disponibilização de crédito. Por isso, para conseguir um empréstimo por meio da SEP apenas será necessário realizar um cadastro pessoal em uma plataforma (fintech) especializada. Existem fintechs que trabalham apenas com o empréstimo entre pessoas, bem como aquelas que disponibilizam crédito de pessoas físicas para pequenas empresas, por exemplo. Com o fornecimento de algumas informações pessoais o usuário já estará apto a solicitar o seu primeiro empréstimo. Além disso, em muitos casos, é possível até mesmo fazer simulações para analisar os possíveis cenários.

Uma vez que o cadastro está realizado e a solicitação de valor foi feita, então o próximo passo é a avaliação do perfil do tomador por parte da plataforma. O objetivo é simples: garantir que o solicitante terá condições de arcar com os custos que serão gerados mensalmente para o pagamento da dívida. Dessa forma, não possuir restrições quanto ao nome, além de comprovar financeiramente a capacidade de pagar o empréstimos são algumas informações essenciais analisadas.

Uma vez que as informações apresentadas sejam suficientes para a liberação do crédito, basta aguardar um investidor interessado em disponibilizar a quantia. Quando o crédito for liberado, um contrato digital será gerado e assinado por ambas as partes para finalizar o acordo.

Quais as vantagens da SEP?

Uma das principais vantagens dessa modalidade de empréstimo é, sem sombra de dúvida, a facilidade de acesso ao crédito. Ao invés de apenas uma única instituição com todas as suas burocracias e limitações, com a SEP existe uma gama de interessados em oferecer o capital necessário para que outras pessoas tenham acesso ao empréstimo. O resultado final são critérios mais flexíveis, pois os riscos envolvidos são menores e a quantidade de capital disponível é grande.

desburocratização quanto ao acesso ao crédito também é outra vantagem importante. O interessado no valor não precisará passar por um pente fino ou relatar todos os tipos de informações possíveis como em um banco, por exemplo. Os critérios estabelecidos são simples e objetivos e, uma vez atendidos, o dinheiro será liberado imediatamente. As regras são mais transparentes e ambas as partes, tomador e investidor, estarão por dentro de todos os parâmetros da operação.

Também é possível conseguir o empréstimo de qualquer lugar. Não é preciso ir até uma agência física, enfrentar filas ou qualquer coisa do tipo. Todas as empresas especializadas nessa área fornecem seus serviços pelas plataformas online, seja o próprio site da empresa, o aplicativo para smartphone ou ambos. Com isso, o interessado poderá solicitar o crédito apenas com alguns cliques na tela do seu computador ou pelo smartphone.

Além disso, taxas e juros mais baixos em relação ao que é praticado nas demais instituições financeiras também são grandes vantagens da SEP. Isso é possível graças ao fato de que toda a operação de disponibilização de capital é feita por meio de outras pessoas físicas. O resultado final é um custo efetivo mais baixo para o bolso do tomador de empréstimo.

menor taxa de inadimplência também é outra vantagem dessa modalidade de crédito que faz com que mais investidores sejam atraídos para o negócio. Esse é um resultado direto da vantagem que foi destacada acima, as menores taxas de juros cobradas nessas operações. Uma vez que os juros e o custo efetivo são bem menores que o dos bancos, por exemplo, então, as parcelas possuem valores mais acessíveis para o tomador. Portanto, o tomador estará mais confortável para quitar a sua dívida no prazo determinado.

Também há outra vantagem especial para os investidores: maiores taxas de retorno. As taxas de retorno por meio das operações envolvendo empréstimo entre pessoas são maiores e mais atrativas quando comparadas a outros investimentos no mercado. Os retornos são mensais, ou seja, o investidor tem a liberdade para reinvestir as quantias sempre que achar vantajoso.

Bullla

E quando o assunto é empréstimo entre pessoas físicas não é possível deixar de citar o Bullla, uma empresa que nasceu justamente a partir da necessidade de aumentar as transações financeiras entre pessoas físicas. Dessa forma, o Bullla reúne todas as características que uma empresa da área necessita: os serviços são disponibilizados de forma rápida, prática e segura; todos os serviços são oferecidos online; baixas taxas de juros; além da inexistência de quaisquer burocracias durante todo o processo de solicitação de empréstimo ou disponibilização de capital para cobrir as despesas.

Um dos principais diferenciais do Bullla é a praticidade quanto à solicitação do crédito. Além disso, os bons pagadores sempre serão recompensados pelo Bullla. Levando em consideração o comportamento no mercado, de acordo com as informações disponibilizadas pelo próprio cliente, uma nota de crédito será gerada pelo sistema e pode ser: AAA, AA, A, B, C ou D (no Bullla clientes com notas inferiores a D ou com negativação não entram na plataforma). Ou seja, quanto melhor for a nota de crédito menor será o risco apresentado na operação, sendo assim, mais investidores estarão interessados em disponibilizar o crédito.

Clique aqui e saiba mais.