Quais as vantagens em comprar à vista?

Com as comemorações de final de ano cada vez mais próximas é bastante comum as pessoas começarem a fazer os planejamentos para o Natal e o Ano Novo. Esse planejamento inclui festas comemorativas com familiares e amigos e, também, a tradição da compra de presentes e roupas especiais para as ocasiões.

Dessa forma, com as festas a serem organizadas e lembranças para comprar, o mais comum é os consumidores começarem a ficar atentos às promoções e ofertas nas principais lojas do país. O objetivo é sempre economizar o máximo possível para que esses gastos não comprometam o orçamento financeiro no início do ano seguinte. Por isso, outra estratégia adotada é a compra de produtos à vista, uma vez que, em geral, esse tipo de pagamento sai mais em conta e, também, é possível obter bons descontos com o dinheiro em mãos.

Quais as vantagens em adquirir um produto à vista?

A grande vantagem de fazer uma compra à vista é, sem sombra de dúvidas, a possibilidade de negociar os valores e garantir um bom desconto no produto, além da redução do risco de endividamento futuro. Uma vez que o pagamento foi realizado no ato da compra e não parcelado para os próximos meses, então, parte do orçamento financeiro futuro não estará comprometido com o parcelamento. Por isso, sempre que possível, o consumidor deve optar pelas compras à vista, para evitar o endividamento.

O poder de barganha do consumidor aumenta quando ele prefere fazer o pagamento imediato. É mais fácil conseguir bons descontos com o vendedor, pois as lojas são mais flexíveis quanto aos descontos extras para compras pagas à vista. Um abatimento aqui e outro ali e, no final das compras, ainda sobra uma boa quantia em mãos que poderá ser investida em outra finalidade ou, até mesmo, na compra de um produto ou presente extra, em especial, as festas de fim de ano.

Uma vantagem importante das compras à vista é que elas não dão a sensação de que o poder de compra do consumidor é maior do que aquilo que está previsto no orçamento financeiro. Com isso, dificilmente a pessoa consegue extrapolar os gastos, pois, uma ou duas compras além do orçamento já superam o limite planejado. Com o pagamento via cartão de crédito, por exemplo, é justamente o contrário: o consumidor vai comprando cada vez mais e parcelando em diversas vezes, com a ilusão de um poder de compra que, na verdade, não existe.

Além disso, é essencial destacar que o início de ano é um período importante e está marcado pelo pagamento de tributos anuais, como é o caso do IPTU, IPVA, além do Imposto de Renda. Portanto, é fundamental que nada além do limite real do orçamento financeiro seja gasto durante as compras de final de ano. Do contrário, o pagamento de tais tributos pode ser afetado e a pessoa passa a ficar inadimplente.

Pagamento à vista com taxas menores de juros

Uma alternativa para conseguir comprar à vista e pagar menores taxas de juros é solicitar um empréstimo com taxa inferior ao cobrado nas parcelas da loja. Dessa forma, o consumidor consegue comprar o presente de final de ano sem acumular dívidas que vão comprometer o orçamento financeiro.

Para conseguir um crédito com parcelas que cabem no bolso, é possível optar pelo empréstimo online entre pessoas físicas que apresenta algumas vantagens interessantes:

  • Taxas de juros mais baixas quando comparadas ao que é praticado no mercado;
  • Todo o serviço é oferecido online por meio de uma fintech – que é uma instituição financeira digital devidamente autorizada pelo Banco Central;
  • Não há burocracias e o tomador de empréstimo não precisa ser submetido a complexas análises de crédito, nem sequer sair de casa, agendar horário ou enfrentar filas numa agência bancária;
  • Melhores condições de pagamento.

O Bullla – fintech que trabalha com a conexão de pessoas por meio do empréstimo online entre pessoas físicas – possui todas essas vantagens, sendo o lugar certo para conseguir um empréstimo para comprar aquele produto desejado, com desconto, pagando à vista. No Bullla as taxas de juros são baixas e as parcelas cabem no orçamento.

Para solicitar um crédito no Bullla, basta clicar aqui.