Qual o melhor tipo de empréstimo

O empréstimo online entre pessoas físicas vem se tornando uma das principais alternativas as modalidades de crédito tradicionais.

A busca por um empréstimo é algo bastante comum e também uma das principais alternativas quando algum imprevisto acontece, seja no orçamento pessoal ou empresarial. Devido às diversas mudanças do mercado, já é possível encontrar um grande número de opções para conseguir o crédito desejado, desde as opções tradicionais por meio de bancos e agências financeiras até os empréstimos online, que já são uma realidade.

Dessa forma, uma vez que há um bom número de alternativas à disposição, o melhor a fazer é conhecer as principais modalidades de crédito. Com isso, será possível saber qual é o tipo de empréstimo mais em conta para um determinado perfil de consumidor. Ou seja, é preciso levar em consideração taxas de juros, prazo para quitação do débito e demais exigências por parte de quem está emprestando.

Empréstimo Pessoal

O tipo mais conhecido e também o mais popular. É o caso onde o próprio interessado busca uma agência bancária ou qualquer outra instituição financeira para solicitar o crédito. Dentre suas principais características está a velocidade na liberação do crédito, além da disponibilização para diferentes públicos, sendo que as taxas de juros praticadas ainda são bastante altas.

Antecipação do 13º salário

É possível vincular um empréstimo a um valor futuro a ser recebido pelo tomador. Um exemplo simples é o crédito com base na antecipação do 13º salário. Como há uma garantia certa de que o valor será pago, então taxas de juros nessa modalidade são menores. O prazo de pagamento é o mês no qual o 13º salário será recebido e essa quantia deve ser quitada ainda que ele não tenha recebido o montante em questão por motivos quaisquer.

Antecipação de restituição do Imposto de Renda

Uma modalidade não tão conhecida pelo público é a possibilidade de solicitar um crédito com base no valor da restituição do Imposto de Renda que ainda não tenha sido pago. É um tipo restrito aos pagadores do imposto. Uma vez que há a garantia do pagamento, pois o crédito estará vinculado a um valor futuro pago pelo governo, então o risco é bem menor e os juros praticados na operação também.

A baixa flexibilidade desse tipo de crédito pode ser encarada como uma desvantagem, pois em geral o prazo de pagamento é bastante curto e leva em consideração o calendário de restituição da Receita Federal.

Empréstimo Consignado

O empréstimo consignado é uma alternativa de crédito na qual a quitação da dívida estará diretamente ligada ao desconto automático no salário, pensão ou aposentadoria do tomador. As parcelas não podem atingir mais do que 30% do valor total recebido pelo tomador seja por meio de salário, pensão ou aposentadoria.

Uma vez que as parcelas são descontadas automaticamente e existe garantia quase que certa do pagamento isso faz com que as taxas de juros do empréstimo consignado sejam as menores do mercado. É um crédito disponível apenas para aposentados e pensionistas ou funcionários de empresas com convênio na instituição financeira.

Empréstimo online entre pessoas físicas

O empréstimo online entre pessoas físicas vem se tornando uma das principais alternativas as modalidades de crédito tradicionais. Esse tipo de crédito está cada vez mais comum, pois apresenta diversas vantagens, como: não é necessária a intermediação de um banco; as taxas praticadas são menores; não é preciso fazer complexas análises de crédito ou sair de casa para conseguir o dinheiro. Nesse tipo de empréstimo é muito importante pagar em dia, pois quem está do outro lado da operação precisa confiar no tomador de crédito.

No Bullla, por exemplo, o usuário tem acesso a serviços práticos, rápidos e seguros por meio de uma plataforma online. Ou seja, é possível solicitar crédito sem sequer precisar sair de casa.

Além disso, o Bullla trabalha com as melhores taxas de juros do mercado e sem burocracias. Clique aqui e saiba mais.