Restituição do Imposto de Renda: dicas para utilizar de forma inteligente

Se você estiver entre os que vão receber a restituição, já sabe o que fazer para aproveitar melhor esse dinheiro?

Já começou a pensar no que vai fazer com o dinheiro da restituição do Imposto de Renda desse ano? Na última semana de fevereiro, a Receita Federal liberou os principais detalhes sobre o Imposto de Renda de 2021, a exemplo das datas da liberação de cada lote.

A restituição é uma espécie de acerto de contas entre a Receita Federal e os contribuintes do país. Sendo assim, se a Receita verificar na declaração que você pagou mais impostos do que deveria, no decorrer do ano anterior, a diferença volta para o seu bolso.

Vale lembrar que quem conseguiu entregar a declaração mais cedo, tem possibilidade de receber antes, uma vez que pode estar entre os primeiros lotes. E se você estiver entre os que vão receber a restituição, já sabe o que fazer para aproveitar melhor esse dinheirinho? Se ainda não pensou nisso, confira nossas dicas:

Pagar as dívidas

Sem dúvidas, diminuir ou quitar as dívidas mais caras, a exemplo do cartão de crédito e do cheque especial, é uma boa ideia. Aliás, quanto mais caros os juros da dívida, mais para o topo da lista ela deve ir!

Qualificação profissional

Se as contas estão em dia, por que não aproveitar o dinheiro da restituição para melhorar a qualificação profissional? Como bem sabemos, o mercado de trabalho não está fácil para ninguém e, a cada dia que passa, mais exigente ele fica. Poder se diferenciar de alguma forma faz toda a diferença para quem planeja obter melhores oportunidades em sua área de atuação.

Aliás, outra dica: há muitos cursos online com excelentes preços. Essa é uma boa forma de aprender sem ter muitos gastos, como o transporte, por exemplo.

Guarde para a viagem dos sonhos da família

Por enquanto, o mundo todo ainda está preocupado em lidar com a pandemia do novo coronavírus. Mas um dia tudo voltará ao normal. Então, aproveite para guardar o dinheiro da restituição do Imposto de Renda para fazer uma viagem com a família com um pouco mais de liberdade financeira!

Reforço financeiro

Outra ideia bacana para pessoas que não estão com as contas atrasadas, é usar o valor da restituição para começar ou reforçar uma poupança. Ter uma reserva financeira que cubra algo entre seis meses e um ano de despesas pode fazer toda a diferença em um momento mais complicado.

Comece a investir

Que tal fazer o valor da restituição aumentar? Iniciar algum investimento com esse dinheiro é uma excelente forma de ingressar nessa área que atrai cada vez mais pessoas.

Você pode pesquisar por segmentos que sejam de seu interesse. Uma ideia legal é investir na modalidade de empréstimo entre pessoas. Os juros oferecidos a quem empresta (investidor) são mais atrativos que os oferecidos pela taxa básica (Selic). Além disso, tudo é feito com muito menos burocracia e mais transparência que os métodos tradicionais de instituições financeiras.

Conheça o Bullla

O Bullla é uma plataforma de empréstimo entre pessoas referência no mercado brasileiro. Aqui, o investidor consegue aumentar seus lucros de forma segura, com controle absoluto e dados detalhados sobre as transações.

Acesse nosso site e veja como impactar positivamente sua vida financeira com o Bullla!