Tranquilidade: tome seu cafezinho sem descontrolar as finanças

Você sabe exatamente qual a atual situação das suas finanças? Qual é o valor total que entra na sua conta todos os meses? Quanto desse valor total já está comprometido com o pagamento de dívidas e demais obrigações? Quanto sobra? O que você faz com essa parte que sobra? Se você não consegue responder essas perguntas rapidamente e não faz ideia de qual seria a resposta para alguma delas, então sua situação financeira pode não ser das melhores…

Mesmo que você não saiba por onde começar a responder e, ainda sim, não está passando por dificuldades financeiras saiba que a preocupação deve ser a mesma. Planejamento financeiro e controle das contas é algo fundamental em qualquer cenário – desde os períodos mais fáceis onde o orçamento cobre com tranquilidade o que deve ser pago e, principalmente, nos casos onde as dívidas já comprometem boa parte das receitas.

Por que o planejamento e o controle financeiro são ferramentas importantes?

Quando o orçamento está folgado e todos os custos cabem nas receitas é o planejamento e o controle financeiro que vão manter o cenário de estabilidade, evitando que a pessoa acabe dando um passo maior que a perna. Por outro lado, quando as dívidas já viraram uma bola de neve e o momento é dos piores, o controle e o planejamento financeiro servirão de guia para que você consiga superar essa fase.

Outra grande importância em adotar boas práticas quanto às finanças pessoais é, justamente, desenvolver um melhor conhecimento em educação financeira. Uma das características de pessoas bem-sucedidas – social e financeiramente – é dominar a educação financeira. Por isso, controlar e planejar como serão os seus gastos é uma forma inteligente de ter uma vida com menos estresse.

Quais hábitos deve adotar para começar a controlar melhor o meu dinheiro?

Além de entender a importância de administrar suas finanças, também é necessário saber quais comportamentos precisam ser eliminados e quais hábitos desenvolvidos para atingir o sucesso financeiro. Sendo assim, comece definindo metas, prioridades e objetivos que devem atingidos num determinado prazo. A meta pode ser apenas organizar as contas da casa, diminuir custos desnecessários ou começar por quitar as dívidas com maiores taxas de juros, por exemplo. Uma prioridade pode ser economizar o máximo de dinheiro possível para fazer a viagem dos sonhos. E um objetivo pode ser ter uma vida financeira mais tranquila e sem apertos no final do mês.

Todos os passos passam pelo conhecimento da atual situação financeira. Ou seja, é preciso separar todas as dívidas a serem quitadas, qual é a receita mensal e quanto desse orçamento deve ser utilizado para pagar dívidas, bem como, quanto sobrará para os demais gastos. Sem um mapa completo das finanças pessoais e quanto você tem de dívidas é impossível definir o que poderá ser feito para diminuir o impacto no orçamento.

Com todas as dívidas em mãos, é possível começar as renegociações com os credores. Alguns são mais flexíveis que outros e é possível fechar novas formas de pagamentos dos débitos que podem desafogar parte do orçamento e trazer um pouco mais de tranquilidade.

Se você tem um padrão de consumo e age por impulso, é hora de mudar esse comportamento. As compras desenfreadas não podem ser um hábito entre aqueles que estão buscando um maior nível de educação financeira. Esse é o principal tipo de gasto que pode afundar o orçamento em apenas alguns dias e comprometer todo o esforço aplicado para controlar as finanças.

Outro padrão que deve mudar é comprar na primeira oportunidade, sem pesquisa. É fundamental desenvolver o costume de comparar os preços antes de efetuar a compra. É possível encontrar bons descontos se você fizer duas ou três buscas antes de fechar o negócio.

Bullla

Que tal conseguir um empréstimo com taxas de juros mais baixas para quitar dívidas com juros abusivos? O Bullla, fintech que atua conectando pessoas por meio do empréstimo online entre pessoas físicas, pode ajudar nisso. O bom pagador que faz parte da comunidade financeira do Bullla pode solicitar empréstimos com as taxas de juros mais justas do mercado e excelentes condições de pagamento.

Para mais detalhes é só clicar aqui.