Vantagens do cadastro positivo

O cadastro positivo é um banco de dados que reúne informações a respeito do comportamento financeiro de empresas e pessoas físicas.

A busca por crédito é algo bastante comum, pois sempre existe alguém ou uma empresa com interesse em conseguir um crédito extra. Por isso, várias ferramentas foram criadas ao longo dos últimos anos para facilitar o acesso a esse tipo de receita. Um dos destaques é o cadastro positivo, ferramenta criada pelo governo e que já está em vigor desde 2013.

O cadastro positivo é um banco de dados que reúne informações a respeito do comportamento financeiro de empresas e pessoas físicas. Com isso, será responsável por armazenar várias informações relacionadas a pagamentos e quitação de dívidas por parte de pessoas e empresas. A finalidade é criar um histórico de crédito que pode facilitar o acesso a créditos futuros, pois poderá ser usado por analistas e instituições financeiras para analisar o risco de conceder um crédito, por exemplo.

A utilização do cadastro positivo tem como principal objetivo a democratização do crédito, bem como a oferta de propostas de créditos mais justas, com taxas mais baixas e também menores riscos para quem está emprestando. O resultado final é uma maior parte da população com acesso direto as mais variadas modalidades de crédito além de queda na taxa de inadimplência.

Quais são as vantagens do cadastro positivo?

A principal é, sem sombra de dúvidas, o acesso a linhas de crédito com menores taxas de juros e bem menos burocracia. Uma vez que um banco de dados completo e com os detalhes do comportamento financeiro do consumidor está disponível para consulta, então será muito mais fácil convencer a instituição financeira a liberar o dinheiro solicitado. O cálculo do risco será mais transparente e realista e isso resulta em melhores opções de taxas, condições de pagamentos e redução de burocracia. Além disso, o banco de dados também poderá ser utilizado para acompanhar os pagamentos e demais dívidas em aberto. Dessa forma, será muito mais simples fazer a gestão dos débitos.

Outra vantagem muito interessante está diretamente ligada ao score de crédito. Esse é um conceito que está ligado ao comportamento do consumidor no mercado. Ou seja, é uma pontuação atribuída a cada indivíduo e que está associada a ser um bom pagador ou não. Com isso, quanto melhor o comportamento da pessoa quando o assunto é pagamento de dívidas, maior será o score e, consequentemente, mais bem visto pelo mercado ela será.

Mais confiança às partes envolvidas, seja numa compra ou empréstimo, é outra grande vantagem do cadastro positivo. O lojista ou instituição financeira saberá exatamente o status do consumidor, o que aumenta a segurança para que a operação em questão seja finalizada com sucesso.

Bullla

Ter um bom comportamento financeiro no mercado também pode ser um grande trunfo do consumidor na hora de solicitar um empréstimo online entre pessoas físicas. Esse crédito poderá ser solicitado pelo Bullla, uma fintech do setor financeiro que atua totalmente online e facilita o acesso ao dinheiro por meio da Sociedade de Empréstimo entre Pessoas. Ou seja, tanto quem toma emprestado como quem disponibiliza o crédito são pessoas físicas.

O Bullla reúne todas as vantagens que uma fintech deve ter para destacar-se: serviços oferecidos de forma prática, rápida e segura; melhores taxas de juros do mercado; tudo 100% online sem precisar sair de casa, enfrentar filas ou burocracia.

Vale destacar que o Bullla também possui o seu próprio banco de dados para emitir notas de crédito e beneficiar os bons pagadores. Uma vez solicitado o empréstimo, uma avaliação do comportamento do usuário tanto no mercado quanto no próprio Bullla é realizada. Dessa forma, uma nota de crédito que varia entre AAA até D é gerada e passa a fazer parte do perfil do tomador de crédito. Quanto melhor for essa nota, menor será o risco associado ao usuário perante o mercado. O resultado final é uma maior quantidade de investidores interessados em disponibilizar o crédito, uma vez que eles saibam que o tomador é um bom pagador.

É muito simples solicitar o crédito no Bullla. Clique aqui para mais informações.